27/03/2013

Tribunal de Contas do DF dá sinal verde para as obras do Estádio Nacional


Em sessão plenária nesta terça-feira (26), os conselheiros autorizaram os pagamentos do contrato da cobertura e a licitação dos guarda-corpos

Brasília, 26 de março de 2013 – O Tribunal de Contas do Distrito Federal liberou hoje, em sessão plenária, a retomada dos pagamentos dos serviços que envolvem a instalação da cobertura do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Os conselheiros do TCDF também autorizaram a continuação da licitação para compra dos guarda-corpos da arena. Com as decisões, o Governo do Distrito Federal entra na reta final dos preparativos para a Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo FIFA 2014. 

Está afastada a hipótese de prejuízo no contrato da cobertura do Estádio Nacional. “Estávamos na reta final, mas agora ganhamos o impulso que faltava”, destacou o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro. Os auditores tinham avaliado o andamento geral das obras e questionado a relação entre a execução dos serviços e os pagamentos realizados. Todos os esclarecimentos solicitados pelo TCDF foram apresentados pelo GDF e considerados suficientes pelos conselheiros.

Guarda-corposTambém foi liberado o certame para o fornecimento e instalação de guarda-corpos para a arena. Os preços unitários dos itens, previstos no edital, foram confirmados, e o quantitativo a ser adquirido será definido na fase executiva da obra. As decisões do Tribunal de Contas do DF confirmam que as ações do governo para a Copa do Mundo seguem todos os parâmetros legais. 

O acompanhamento realizado pelo TCDF nos processos que envolvem o Estádio Nacional e a Copa do Mundo é de fundamental importância para o GDF e será mantido. “O Governo do Distrito Federal e o Tribunal de Contas do DF estão do mesmo lado quando se trata de preservar o interesse e o bem público”, acrescentou o secretário Claudio Monteiro. 

CoberturaAs obras do Estádio Nacional avançam em ritmo acelerado. A montagem da membrana principal da cobertura do Estádio Nacional foi finalizada hoje. Cerca de 50 operários alpinistas participaram da instalação do último módulo da película, de um total de 48. A Ecoarena, que será inaugurada em 21 de abril, alcançou 94% de conclusão.

A obra do Estádio Nacional tem inúmeras frentes de trabalho. Estão em andamento o acabamento da estrutura; a instalação dos sistemas de iluminação e som; e a preparação do campo para receber o gramado, que será instalado dia 15 de abril. 

Outra etapa intensificada foi a de fixação das cadeiras. A montagem começou em 15 de março, e, até o momento, foram instaladas cerca de 5 mil unidades. Também já foram erguidas as estruturas dos placares eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS NOTÍCIAS