03/04/2013

PCdoB do DF debate comunicação e redes sociais


O PCdoB do Distrito Federal, em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé, realizou na segunda-feira (1º/4) Encontro de Comunicação e Redes Sociais, que reuniu jornalistas, publicitários e profissionais de atividades digitais, além de militantes de várias frentes de atuação na luta pela democratização.


O evento foi aberto pelo presidente do Partido no DF, Augusto Madeira, que destacou o papel da comunicação na luta ideológica que os comunistas travam na sociedade capitalista, enfatizando a importância da internet e das redes sociais como trincheiras destas batalhas.

O secretário de comunicação do PCdoB do DF, Carlos Pompe, traçou um panorama do trabalho da comunicação partidária, como a produção de um boletim diário com notícias do partido e sobre a política, economia e movimentos sociais no DF, produzidas ou não pela equipe de comunicação do PCdoB. Tanto este boletim quanto o balanço semanal remetem a links no portal Vermelho, na página do Distrito Federal.

Sônia Corrêa, coordenadora do Centro de Estudos de Mídias Barão de Itararé em Brasília, iniciou sua exposição alertando para as investidas da mídia monopolista contra as mídias alternativas, exemplificando o caso do blog Viomundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, que sofreu condenação judicial que quase foi obrigado a fechar sua página na internet, uma das mais lidas da blogosfera. Ao final do encontro foi aprovada uma nota de apoio a Azenha. Confira ao final deste texto.

A dirigente do Barão de Itararé também informou sobre as atividades do Centro em Brasília e das lutas pela democratização dos meios de comunicação, em especial a regulamentação da mídia. Uma proposta de Projeto de Lei de iniciativa popular está sendo articulada e será apresentada em 19 de abril.

O secretário de Organização do PCdoB, Alan Bueno, enfatizou o papel das comunicações e das redes sociais nas atividades partidárias, na implementação da política do partido e na atuação eleitoral.

Outros militantes também falaram sobre as redes sociais e as atividades partidárias e ainda sobre a política de comunicação do governo do Distrito Federal. Foi lembrado que os movimentos sociais participam de articulações visando implantar o Conselho de Comunicação Social do DF e a TV Pública. Estes são dois dos 14 pontos aprovados na Conferência de Comunicação do Distrito Federal, o Comunica DF, ocorrida no ano passado.

Nota de Apoio ao Azenha:

Comunistas do DF solidários com Azenha e Viomundo

Dirigentes e militantes do Partido Comunista do Brasil do Distrito Federal que atuam na área de comunicação, reunidos na noite de 1 de abril de 2013, externamos nosso apoio ao jornalista Luiz Carlos Azenha e ao Blog Viomundo, vítimas de perseguição política do diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, amparado por uma decisão judicial que se assemelha aos Atos da infame Ditadura Militar.

Solidarizamo-nos com todos os blogueiros progressistas, ativistas digitais, profissionais de comunicação e todos aqueles que, através da mídia alternativa ao oligopólio das comunicações no Brasil, enfrentam com galhardia uma luta desigual para construir a democracia e garantir a liberdade de expressão do povo brasileiro.

Pelo fim da judicialização do direito a manifestação do pensamento!

Pela liberdade de expressão!

Pela democratização das comunicações!

Por um novo marco regulatório da comunicação no Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS NOTÍCIAS