17/03/2015

Confira 18 links para aprender (ou praticar) idiomas de graça

Confira aplicativos, cursos online e podcasts para aprender novas línguas. Lista inclui inglês, espanhol, alemão, chinês, italiano e francês.

Curso Preparatório para Concursos Públicos é composto por 15 videoaulas e cinco videoconferências

O nível de proficiência da população brasileira em outros idiomas continua baixo. Segundo um levantamento feito pela Michael Page, empresa de recrutamento, apenas 25% dos profissionais contratados pela empresa em 2014 falavam espanhol fluente ou apresentavam um nível avançado no idioma. Em outras línguas a situação é ainda pior: apenas 3% conseguem se comunicar em francês, 2% em alemão e 0% em chinês.

No currículo, o inglês não é mais considerado um diferencial. "No mercado de trabalho atual, o conhecimento do inglês é quesito eliminatório nos processos seletivos", diz Fábio Cunha, gerente executivo da Michael Page. Em relação a cargos executivos, 80% das vagas demandam conhecimento de inglês. Um segundo idioma é, portanto, um diferencial valorizado pelas empresas. "Um bom repertório em outros idiomas, muitas vezes, pode demonstrar uma habilidade comunicativa do candidato", diz Cunha.

Além disso, a fluência em outros idiomas pode impactar no holerite. Segundo pesquisa salarial da empresa de consultoria Catho, o inglês no currículo de profissionais juniores, plenos e sêniores pode aumentar em até 81,79% o salário em comparação a profissionais que não falam o idioma. No nível de gerência, o aumento é de 64,35%.


As opções de ensino à distância podem ser uma alternativa para quem quer estudar idiomas sem sair de casa. Confira lista com links de cursos online e gratuitos que ensinam inglês, espanhol, alemão, chinês, italiano e francês:

Inglês

The Actual Fluency: O podcast traz convidados especialistas em línguas para uma conversa casual em inglês. Cada episódio aborda um tema diferente.
English as a Second LanguageCom mais de 1500 podcasts no site, o English as a Second Language traz diversas lições de inglês e mistura temas como entretenimento, negócios, viagens e relacionamento.
Ever Urgent English: O canal no YouTube tem aulas em formato de vídeo. Os professores falam diretamente ao aluno em vídeos curtos, de até cinco minutos.

Espanhol

Livemocha: O site ensina 35 idiomas, e, para cada uma das línguas, são quatro etapas de aprendizado. Quem já aprendeu inglês pode se aventurar pelo espanhol.
Duolingo: No começo, o usuário conhece novas palavras e depois passa a traduzir frases em inglês e em espanhol. O serviço está disponível na web e também como aplicativo para celular.
News in slow Spanish: No podcast as notícias semanais são apresentadas em episódios lentos e na língua escolhida, assim o estudante pode ouvir a notícia na língua estrangeira e consequentemente amplia seu vocabulário sobre temas atuais.

Alemão

BBC German: Para quem já possui um nível básico de inglês, o site britânico pode ser uma boa opção para aprender uma nova língua. São cursos online gratuitos de mais de 30 línguas.
GermanPod101: O usuário tem a opção de escolher o nível de conhecimento na língua, já que o site traz opções para iniciantes e avançados no idioma. É necessário falar inglês.
Memrise: O site oferece cursos online e gratuitos para mais de 200 idiomas. Os cursos são separados por categorias como artes, literatura, matemática e ciência.

Francês

Talk in French: O podcast traz temas diversos que envolvem cultura e gírias da língua. Há também uma abundância de informação - incluindo vocabulário e expressões - no site para complementar cada episódio.
Francês Zero: O site, totalmente em português, oferece aulas em áudio que envolve episódios com situações cotidianas, aulas de gramática e exercícios. O usuário pode optar pelo módulo básico e intermediário da língua.
Journal en français facile: Em formato de podcast, são diversos áudios de jornais franceses para estudantes de nível básico e intermediário.

Italiano

30 Minute Italian: O podcast traz discussões sobre cultura, vocabulário, gramática e dicas de expressões que são comuns na língua.
Learn Italian: São 44 aulas de italiano para iniciantes e intermediários na língua.
Curso de italiano: Em formato de vídeos no youtube, o curso oferece mais de 146 vídeos de um professor ensinando italiano. Os vídeos são em espanhol.

Chinês

Fale chinês: Os episódios trazem temas que envolvem a cultura chinesa e situações práticas em que é preciso recorrer ao mandarim.
Chinês para iniciantes: São 45 aulas em áudio para iniciantes que desejam aprender o mandarim. É necessário falar inglês.
Busuu: No site, o usuário pode escolher pelo nível principiante, básico, intermediário, avançado ou optar pelo curso para viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS NOTÍCIAS