08/07/2016

Programa incentiva debate sobre cidadania e ética entre alunos da rede pública

Em parceria com o governo local, iniciativa da Controladoria-Geral da União distribuirá, para estudantes do 4º ano do ensino fundamental, 8,36 mil kits educativos ilustrados com personagens da Turma da Mônica
Foto: Toninho Tavares.
Cerca de 400 alunos do 4º ano do ensino fundamental de 18 escolas da rede pública de Brasília participaram, na tarde desta quinta-feira (7), do lançamento do programa Um por Todos e Todos por Um — Pela Ética e Cidadania, parceria entre a Controladoria-Geral da União e o Instituto Cultural Maurício de Sousa. O evento, no auditório da Escola Classe 308 Sul, marcou a ampliação do projeto desenvolvido em 2009 pelo órgão federal e que passou por fases de testes em Brasília em 2014. A partir deste semestre, a proposta chegará a 8,36 mil alunos e 88 escolas do DF.

Em Brasília, o trabalho é uma parceria entre aControladoria-Geral do Distrito Federal, as Secretarias de Educação e da Segurança Pública e da Paz Social e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Serão distribuídos para os estudantes de 9 e 10 anos kits educativos com jogos lúdicos, textos, cartazes e atividades em três módulos: Autoestima; Ser Diferente é Legal; e Brasil, Meu Brasil Brasileiro. “São maneiras de trabalhar a cidadania a longo prazo, de forma que a brincadeira se transforme em um debate profundo e em uma mudança de cultura para essas crianças”, ressaltou o controlador-geral do DF, Henrique Ziller.

Segundo o subcontrolador de Transparência e Controle Social, daControladoria-Geral do DF, Diego Ramalho, até dezembro, 354 professores da rede pública serão capacitados para trabalhar o material em sala de aula e a próxima edição do programa estima atender até 20 mil estudantes da rede. “Vamos trabalhar a democracia, a cidadania, o voluntariado e outros diferentes temas que impactarão positivamente os estudantes”, adiantou.
“Uma das vertentes da campanha é mostrar que a escola deve ser um ambiente cidadão, que forme profissionais competentes que respeitem as diferenças.”Márcia de Alencar, secretária da Segurança Pública e da Paz Social

Também presente no lançamento, o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, incentivou os estudantes. “Vocês têm papel importante para transformar a cidade em um lugar muito melhor”, disse o titular da pasta. A secretária daSegurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, definiu o projeto como uma ferramenta para o combate à violência no âmbito escolar. “Uma das vertentes da campanha é mostrar que a escola deve ser um ambiente cidadão, que forme profissionais competentes que respeitem as diferenças.”

Para a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, a iniciativa mostra os valores que devem ser cultivados para uma cidade mais solidária. “Temos que somar, saber que o sucesso é fruto de trabalhos coletivos. Só faz sentido ganharmos quando todos ganham”, disse aos estudantes. “Queremos Brasília compromissada com os direitos das crianças”, concluiu.
Um por Todos e Todos por Um, com a Turma da Mônica

Durante o evento, os alunos assistiram a apresentações de música, contação de história e tiveram a oportunidade de interagir com os personagens da Turma da Mônica que ilustram os kits educativos do programa: Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha.

“Estou muito curiosa e empolgada para colocar em prática tudo o que aprendermos neste semestre”, disse a professora do Centro de Ensino Fundamental 2 do Riacho Fundo II Linda de Souza, de 50 anos. Acompanhada por 24 alunos da escola, a servidora reforçou a importância de projetos desse tipo na rede de ensino. “É fundamental que haja esse complemento sobre cidadania fora do ambiente familiar”, pontuou a educadora.

Também compuseram a mesa de lançamento a secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, da Controladoria-Geral da União, Cláudia Taya; a promotora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Luciana Asper; e o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, Rudnei Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS NOTÍCIAS