25/09/2017

Senado aprova projeto que estimula criação de centros acadêmicos

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou uma proposta que incentiva a criação de centros acadêmicos em faculdades e universidades (PLS 321/2015)



O senador Hélio José (PMDB-DF), relator do texto na comissão, destacou a importância da participação dos movimentos estudantis para a construção da democracia.

O relator da matéria, senador Hélio José (PMDB-DF), afirmou que a Lei de Diretrizes e Bases, que rege a educação nacional, não estimula a difusão de entidades de representação estudantil, seja na educação básica, seja na superior. Para o relator, as organizações juvenis devem ser fortalecidas para contribuir na gestão das instituições de ensino e na transformação política do país.

“Em que pesem as mudanças políticas e culturais que, em escala global, retiraram das organizações juvenis a força política de que desfrutaram há até pouco tempo, não temos dúvidas de que o movimento estudantil merece ser prestigiado, pois pode contribuir para uma gestão mais participativa nas instituições de ensino, ao mesmo tempo em que pode trazer novo alento para a vida política nacional”, disse o relator.

O texto, apresentado pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), assegurando autonomia de atuação aos alunos e determina que as instituições colaborem na formação e organização das entidades, apoiando, por exemplo, a divulgação de eventos do colegiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS NOTÍCIAS