Dilma convoca reunião de emergência com a base para conter crise política

julho 6, 2015 0 Por mediai

Encontro não estava previsto na agenda da presidente e acontece ante o agravamento da crise. Em convenção tucana, Aécio Neves afirmou que será “governo em breve” e que afastamento de Dilma do poder pode acontecer antes do que se imagina


Dilma convocou líderes da base para discutir fantasma do impeachment

Um dia após o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmar que os tucanos serão “governo em breve” e que a presidente Dilma Rousseff terá dificuldades para concluir o segundo mandato, a petista convocou uma reunião do conselho político para debater a atual crise política do governo.

Líderes de partidos da base aliada e ministros próximos a Dilma foram chamados para a reunião que acontecerá no final da tarde desta segunda-feira (6), no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

Mais cedo, o vice-presidente Michel Temer disse que o afastamento da petista do cargo é “impensável”. Temer também minimizou a crise política do governo e disse que Dilma está “tranquila” com relação ao “clima de impeachment”.

Na última semana, intensificaram-se as movimentações em torno de um possível afastamento da presidente antes do fim de seu mandato. Ministros e o próprio Temer frequentemente têm negado a crise enfrentada pelo governo, o que indica que a hipótese de impeachment é uma das preocupações do Palácio do Planalto.

As “pedaladas fiscais” estão sendo julgadas no TCU (Tribunal de Contas da União), e uma condenação no tribunal poderia embasar um pedido de impeachment no Congresso Nacional. Por isso, Temer defendeu nesta segunda-feira (6) que o governo tem apoio dos parlamentares. Outra ameaça enfrentada é o baixo índice de popularidade da presidente.

Outro assunto que deve pautar a reunião é a votação do projeto que altera as regras de desoneração da folha de pagamento, que deve ser apreciada pelo Senado nesta semana.

Dilma terá pouco tempo para acalmar a base e afastar o “clima de impeachment”. Amanhã, a presidente embarca para a Rússia para participar da Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Em seguida, a presidente viaja para a Itália para visitar a Expo Milão 2015. Ela só deve voltar ao Brasil no próximo sábado (11).