Cacá Diegues deu “Bye Bye” para este plano de vida e finalmente vai encontrar com a filha Flora na eternidade

Cacá Diegues deu “Bye Bye” para este plano de vida e finalmente vai encontrar com a filha Flora na eternidade

fevereiro 14, 2025 0 Por editor

Por Luciano Lima

O diretor brasileiro Carlos José Fontes Diegues, o Cacá Diegues, faleceu nas primeiras horas desta sexta-feira (14), aos 84 anos, no Rio de Janeiro.

Alogoano de nascimento e carioca de corpo e alma, Cacá Diegues teve dois filhos com a cantora Nara Leão, o produtor Francisco Diegues e a cineasta Isabel Leão Diegues, e uma filha com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães, a roteirista, atriz e diretora Flora Diegues, que morreu em 2019, vítima de um câncer no cérebro. Cacá deixa também três netos.

Juntamente com Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, Diegues ajudou a fundar o Cinema Novo e ficou conhecido por filmes como Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1980), Veja Esta Canção (1994), Tieta do Agreste (1995) e Deus é Brasileiro (2003).

Figurinha sempre presente no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), em 2019, este jornalista teve a honra de conhecer o Cacá Diegues, quando o cineasta presidiu o júri do festival. Fiquei paralisado.

Uma figura política de Brasília que teve muito contato com o Cacá foi o ex-governador José Roberto Arruda, que, em 1999, lançou o livro “Dona Lúcia – a mãe de Glauber”. O livro teve como um dos apresentadores exatamente o cineasta Cacá Diegues.

Fato é que depois da morte da filha Flora Diegues, Cacá se afundou em uma decadência profissional e pessoal. O cineasta parecia não encontrar mais sentido para nada na vida. Paralisou tudo que estava fazendo. Flora estava envolvida em todos os projetos do pai e a sua morte abriu um buraco de solidão e saudade na vida de Cacá Diegues.

*Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista

Compartilhe nas Redes Sociais: