
Zeno Gonçalves para deputado distrital, federal, senador, vice ou governador?
fevereiro 14, 2025Por Luciano Lima
A partir do próximo mês de março, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, vai colocar o transporte público gratuito aos domingos e feriados em todo o DF.
Segundo Ibaneis, a ideia é fazer um teste para uma futura “Operação 100% Tarifa Zero” para todo mundo. E sejamos honestos, é um projeto inegavelmente fantástico, audacioso e inédito em nosso “Quadradim”.
Fato é que realmente os subsídios às empresas são astronômicos e a população sempre acaba pagando duas vezes: a passagem e os impostos para bancar as empresas. É uma medida que já poderia ter sido tomada há tempos.
No entanto, o que realmente está dando “arrepios” em muita gente é o patrimônio político que o projeto pode acabar gerando. O governador do DF não escondeu de ninguém, em suas declarações, que a decisão só está sendo possível graças ao trabalho da Secretaria de Mobilidade (SEMOB-DF), comandada por Zeno Gonçalves.
Lembrando que apenas em 2024, de acordo com a SEMOB/DF, mais de 2 bilhões de pessoas fizeram acessos ao transporte público, ultrapassando um milhão de passageiros ativos no DF.
E aí, fica a pergunta: se o projeto “100% Tarifa Zero” for realmente implantado, teremos Zeno Gonçalves para deputado distrital, federal, senador, vice ou governador?
Que comecem os jogos! Se não mudar a situação pelo menos altera a sua disposição.
*Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista