Bom dia com notícias

Bom dia com notícias

abril 21, 2023 0 Por editor

FERROVIA JK

Foi publicado no Diário Oficial da União a autorização para obra que pode ligar o DF ao Espírito Santo por ferrovia. O trajeto parte de São Mateus (ES) e termina na região administrativa de Santa Maria (DF). A portaria 341, de 18 de abril de 2023, prevê uma obra de 1.310Km de extensão e um investimento total de R$ 14,4 bilhões. A empresa prevista na portaria é a Petrocity Ferrovias Ltda. que precisa comunicar ao ministério dos transportes o interesse em avançar no projeto em até 30 dias. O pacote contempla da elaboração dos projetos até a sinalização, passando pela implantação da linha férrea em si. Caso desista do projeto, a empresa pode pedir o cancelamento da habilitação prevista na portaria. A Petrocity tem outros negócios, como portos e anuncia a formação de diversas ligações férreas para transporte de cargas no Espírito Santo e na ligação com outros locais do país. A ‘Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek’ ainda não tem destinação determinada; pode servir para cargas ou passageiros.

VANTAGENS

A saída para o litoral pode ser um grande impulso para os produtores rurais do Cerrado. Aqui temos a maior produção de trigo do país e com produtividade crescente. A previsão do presidente da Embrapa, Celso Moretti, é de que o Brasil se torne autossuficiente em trigo num prazo de três anos e deve passar a exportar em menos de uma década. Neste sentido, ter uma saída direta para uma região portuária será fundamental para o Distrito Federal e região.

NACIONALIZANDO

Quando o governo recuou em relação à tributação de produtos de até US$ 50 comprados em sites estrangeiros, o ministro Fernando Haddad disse que ainda não estava fechada a questão. Segundo ele, há um defeito na concorrência entre quem vende no Brasil e paga todos os impostos e quem vende para o Brasil a partir de sites hospedados no exterior (Você leu aqui no VP). Agora, tivemos o passo mais recente da história. O Ministério da Fazenda fechou um acordo com a Shein para que a empresa nacionalize 85% das vendas digitais em até 4 anos. Podemos entender ‘nacionalizadas’ como ‘internalizadas’. Sendo assim, passam a pagar imposto. A empresa chinesa garantiu que fará os investimentos para operar no Brasil, mas fez uma exigência: que as regras sejam válidas para as demais gigantes do e-commerce.

“Nosso interesse é que haja concorrência, que o consumidor seja o maior beneficiado dessa concorrência e que o emprego do comércio, que responde por 25% da carteira assinada do Brasil, seja garantido.” – disse Haddad.

DOIS DEPOIMENTOS

A Polícia Federal marcou um novo depoimento do ex-ministro da justiça, Anderson Torres, para o dia 24 de abril. Já o ex-presidente Bolsonaro deve depor dois dias depois. Torres tem solicitado a troca da prisão pelo uso de tornozeleira eletrônica, o que não foi autorizado.

DINO X TELEGRAM

O Telegram será processado pelo Governo Federal. Entre as redes sociais que receberam pedidos de fornecimento de dados, a rede concorrente do Whastapp não respondeu às solicitações. A notificação foi encaminhada pela Secretaria Nacional do Consumidor. Ao todo foram 812 pedidos com prazo de 5 dias para entrega. Houve, também, pedidos de retirada do ar de material suspeito. O Telegram não atendeu a nenhum dos pedidos.

Compartilhe nas Redes Sociais: