Vegano Kids

Vegano Kids

abril 21, 2023 0 Por editor

As escolas públicas do Distrito Federal podem passar a ter cardápio vegano como opção para os estudantes. Pelo menos é o tema de um projeto de lei que está em andamento na Câmara Legislativa. A ideia partiu do deputado Ricardo Vale (PT) e está condicionada à solicitação formal dos pais à secretaria da escola. Pelo texto original, os produtos sem ingredientes de origem animal serão entregues por fornecedores cadastrados nas escolas para que seja possível monitorar e garantir a confiabilidade dos processos produtivos.

A Sociedade Vegetariana Brasileira aponta que 14% da população brasileira é vegetariana e o número pode ser maior nas capitais. Só no Distrito Federal, a estimativa é de 40 mil vegetarianos. No grupo estão pessoas que apenas preferem alimentos de origem vegetal e aqueles que precisam de alimentação restrita por questões de saúde, como é o caso da intolerância e alergia aos derivados do leite. Vale reforça que há um grupo representativo que opta pelas proteínas vegetais por ser contra maus tratos de animais ou para reduzir impactos ambientais.

O projeto segue em discussão no legislativo. Um ponto importante é observar ser haverá aumento de custos para o poder público. O autor garante que não e que a iniciativa parte da identificação de tendências de comportamento e de mercado.

“Creio na viabilidade do projeto porque não implica em aumento da despesa e, na verdade, vai melhorar a qualidade das refeições escolares […] não será imposição de restrição, apenas será dada a liberdade de escolha”
Foto: Renan Lisboa / Agência CLDF

Foto capa: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília – banco de alimentos

Compartilhe nas Redes Sociais: