“Mexeu com ele, mexeu comigo”: em 2002, o FCDF foi instituído. Em 2025, precisa ser consolidado e respeitado

“Mexeu com ele, mexeu comigo”: em 2002, o FCDF foi instituído. Em 2025, precisa ser consolidado e respeitado

março 12, 2025 0 Por editor

Por Izabella Magalhães

O movimento ‘A Favor do DF’ lançou nesta terça-feira (11) a campanha “Mexeu com ele, mexeu comigo”, que tem o objetivo de fortalecer o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), acabar com a dependência da União e dar mais autonomia ao governo do DF.

E para que isso ocorra, foi apresentada a PEC do Fundo, de autoria do senador Izalci Lucas (PL/DF), que é uma proposta que vai garantir ao GDF o aumento dos salários dos servidores, reestruturação das carreiras e a realização de concursos públicos. E todo esse movimento está sendo criado principalmente para que a segurança pública, a educação e a saúde não sofram um colapso.

Senador Izalci Lucas

“Atualmente, o GDF depende da autorização do Nacional para destinar os recursos do Fundo Constitucional à contratação e valorização de profissionais da segurança, saúde e educação. Além disso, nestes últimos anos, o DF correu sérios riscos de perder o Fundo. Com a aprovação da minha PEC, o Fundo estará protegido! Mexeu com ele, mexeu comigo”, afirma o senador Izalci, que é um profundo conhecedor do nosso “Quadradim” e é considerado um dos melhores parlamentares do Congresso Nacional.

A PEC do Fundo interessa a toda população do DF e o movimento ‘A Favor do DF’ precisa ser abraçado também por toda a classe política e sociedade civil organizada. Vamos torcer e cobrar que a proposta tramite o mais rápido possível no Congresso Nacional.

É preciso reviver o sentimento que foi criado na cidade em 2002 para a aprovação do projeto que instituía o fundo. Não dá para ficar com “pires na mão” todo ano e sofrendo com ameaças daqueles que não gostam de Brasília. Agora, é hora de união! “Mexeu com ele, mexeu comigo”!

*Izabella Magalhães é jornalista e advogada

Compartilhe nas Redes Sociais: