No Dia de Combate ao Bullying, Fred Linhares alerta: “É hora de agir”
abril 9, 2025Nesta segunda-feira (7), Dia Nacional de Combate ao Bullying, o deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) fez um alerta sobre o aumento alarmante dos casos de violência entre estudantes e defendeu a adoção de medidas urgentes para enfrentar o problema dentro das escolas. Segundo o parlamentar, os registros de bullying cresceram 243% em apenas um ano no Distrito Federal, o que reforça a urgência do tema. “Quem está dentro das escolas sabe: está na hora de agir. Bullying não é brincadeira. É um problema sério, que precisa ser enfrentado com responsabilidade e acolhimento”, afirmou.
Relator do projeto que cria o protocolo “Bullying Não é Brincadeira”, Fred Linhares explicou que a proposta estabelece um conjunto de medidas obrigatórias para que as escolas lidem com os casos de forma imediata e eficaz. O texto determina a notificação dos episódios, a comunicação aos pais ou responsáveis da vítima e do agressor, o acionamento do Conselho Tutelar em situações graves e o encaminhamento das vítimas ao SUS, quando necessário. Além disso, o projeto prevê a capacitação dos professores para lidar com esses episódios e responsabiliza quem se omitir diante das situações de violência.
Para Linhares, o projeto também reforça o papel da escola como um espaço de formação cidadã, onde o respeito e a empatia devem ser cultivados diariamente. “A gente não pode continuar tratando o bullying como algo passageiro ou irrelevante. Ele causa marcas profundas, compromete o rendimento escolar, afeta a saúde mental e pode levar a consequências irreversíveis. Nosso compromisso é com a proteção integral das crianças e adolescentes”, afirmou.
Para o deputado, o protocolo representa uma política de proteção real aos jovens e um instrumento importante na construção de ambientes escolares mais seguros, acolhedores e preparados para lidar com os desafios do convívio social. “Essa proposta é mais do que um protocolo. É proteção de verdade para nossos jovens. E não se trata apenas de punir, mas de educar, prevenir e cuidar”, destacou. O projeto ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados e é considerado um avanço no enfrentamento do bullying e na promoção de uma cultura de paz nas escolas brasileiras.



