Setor de tecnologia do DF se une no projeto GForTI
agosto 6, 2024As nove principais entidades representativas da Tecnologia da Informação (TI) do DF, incluído os dois sindicatos laborais, passam a estar agora formalmente unidas no Projeto GForTI, que vai ser lançado na próxima quinta-feira, dia 8 de agosto
Essa iniciativa conta com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e também do Parque Tecnológico Biotic, além da Frente de Tecnologia da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O setor passa a concentrar forças, num movimento único, em busca de respostas políticas, negociais e legislativas, entre outras metas.
O coordenador desse movimento, Gilberto Lima, do Instituto Illuminante, diz que “uma das principais propostas do GForTI, ao reunir as instituições mais relevantes de Tecnologia da Informação e da Comunicação do DF numa figura jurídica própria, sendo algumas de atuação nacional, é consolidar Brasília como um dos mais importantes centros de inovação do Brasil”.
Os líderes do grupo querem promover, pelo empreendedorismo tecnológico, uma urgente transformação econômica e social na área de TI do DF, gerando mais emprego, renda e arrecadação de impostos.
Preocupam-se também em incrementar um universo de grande qualificação profissional, diante da carência de mão de obra em muitas atividades desenvolvidas pelas empresas brasilienses.
Há décadas, vem sendo defendida a plena união de todas as entidades que gerenciam ações de Tecnologia da Informação e Inovação no DF, o que parecia difícil diante de interesses controversos dentro do setor.
Esse desafio está superado. Estão juntos no GForTI as seguintes instituições (em ordem alfabética): Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI); Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO/DF); Brasil Startups; Centro de Tecnologia de Software de Brasília (TECSOFT); Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO/Nacional); Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social; Instituto MultipliCIDADES; Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do DF (SINDESEI/DF); Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (SINFOR/DF).



