Será que o Brasil vai finalmente acabar com a “criminosa política” de importação de lixo?
dezembro 18, 2024Por Luciano Lima
Será que os mentirosos e hipócritas relatórios brasileiros de sustentabilidade com reciclagem de lixo importado vão acabar?
O Plenário do Senado finalmente aprovou o projeto de lei que proíbe a importação de resíduos sólidos, como papel, plástico, vidro e metal. O objetivo é incentivar o trabalho de cooperativas e associações de catadores que trabalhem com reciclagem.
O Brasil produz milhares de toneladas de resíduos sólidos todos os dias e precisa urgentemente aprender a gerar emprego e ganhar muito dinheiro com a reciclagem. É importante informar que o nosso país só consegue reciclar cerca de 4% de todos os resíduos produzidos.
É um absurdo um país que coleciona montanhas de lixo ter que comprar lixo de outros países para fraudar relatórios de sustentabilidade. Será que finalmente vamos tomar vergonha na cara?
Será que finalmente vamos parar com a canalha e preguiçosa desculpa de que é mais barato reciclar o que vem de fora ao invés de fazer o dever de casa, e assim gerar emprego e renda para os nossos catadores, que hoje têm o seu trabalho desvalorizado e precarizado?
O Brasil precisa avançar de verdade na pauta da sustentabilidade. A proibição da importação de lixo não é somente uma medida para ajudar o meio ambiente. É uma atitude que pode ajudar a economia e tem alto valor de agregação social.
*Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista




Interessante matéria.
O impacto na saúde pública e ao meio ambiente, com possíveis contaminantes transfronteiricos, é relevante