Fundo Constitucional do DF: “Fui eu! Fui eu!”

Fundo Constitucional do DF: “Fui eu! Fui eu!”

dezembro 19, 2024 0 Por editor

Por Luciano Lima

Desculpa, não foi! Explico: o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB/AL), relator do projeto de lei do pacote fiscal, divulgou nesta quarta-feira (18) que retirou o trecho que alteraria as regras de reajuste do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). O que traria, em um curto espaço de tempo, enorme prejuízo para a capital do Brasil.

Alguns políticos desavisados, de repente tomados pela emoção da conquista momentânea, começaram a gritar: “Fui eu! Fui eu!”. E sejamos honestos: foi uma conquista coletiva! Nem o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que tem um peso e contrapeso enorme em toda essa discussão, pode dizer que conseguiu sozinho. A bancada do Distrito Federal também foi muito importante. Alguns atuaram de forma mais técnica, outros de forma mais política, outros não fizeram nada e apenas ficavam publicando no Instagram que eram contra mexer no FCDF e alguns poucos torciam para que o governo federal continuasse a “vender dificuldade para colher facilidade”. Mas fato é que todos ajudaram de alguma forma.

E mais: a sociedade civil organizada, a imprensa, a população, que se interessou pelo tema e percebeu o tamanho do estrago que a alteração no FCDF poderia acarretar, e até parlamentares de outros estados que defendem a manutenção do fundo contribuíram. Ou seja, assim como a conquista do fundo foi forjada a muitas mãos, a sua manutenção tem tudo para ser.

Mas como escrevi em um parágrafo acima, é uma conquista momentânea. Logo mais, o projeto será votado na Câmara dos Deputados e precisamos ficar todos atentos para que não sejamos pegos “com as calças na mão”. O Fundo Constitucional do DF só estará livre do corte se o governo Lula não insistir na apresentação de algum destaque ao projeto que pode ser votado nesta quinta-feira (19). Após a votação na Câmara, o projeto vai seguir para o Senado.

Compartilhe nas Redes Sociais: