Hemocentro pede ajuda
abril 20, 2023Foto: Acacio Pinheiro/ Agência Brasília
Caiu o volume de doações de sangue no DF e a luz amarela acendeu na A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Comparando o volume coletado em abril com o que foi registrado em março, a redução foi de 21%. São 130 coletas diárias atualmente, contra 165 no mês anterior. Apesar de ter mantido média mais alta de doadores por dia, março também ficou abaixo da necessidade de coleta. O ideal é ter, pelo menos, 180 doadores por dia.
Com menos doações, os estoques baixam ao nível crítico, como acontece que o volume de sangue tipo B negativo. O positivo, O negativo, AB negativo e A positivo estão em níveis baixos. Apenas A negativo, B positivo e AB positivo são considerados de regular a adequado. A maior preocupação é com a redução de doadores em vésperas de feriados; justamente quando a demanda por transfusões tendem a aumentar.
“precisamos manter o estoque seguro, tanto para atender emergências, que normalmente ocorrem nessas datas, quanto para pacientes que já necessitam de doações regulares de sangue” – Kelly Barbi, gerente de captação, registro e orientação de doadores
O Hemocentro é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do DF, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas. Em 2022, o Hemocentro de Brasília realizou uma média de 4.600 coletas de sangue por mês.
Para doar, é preciso agendar um horário. Quer agendar? Clique no botão abaixo.



