As mulheres conquistam as últimas medalhas do time Brasil em Paris 2024
agosto 10, 2024por Luciano Lima
O time Brasil encerra sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com duas grandes conquistas femininas. As meninas do futebol conquistaram uma prata que tem gosto de ouro. O vôlei feminino confirmou que é um dos melhores times do mundo e confirmou o favoritismo na disputa pela medalha de bronze.
No futebol feminino, o Brasil chegou como franco azarão. Nem o brasileiro mais otimista imaginou que o nosso país pudesse chegar sequer à disputa pela medalha de bronze. O futebol jogado na primeira fase foi considerado por muitos jornalistas esportivos como um dos piores da história do futebol feminino do Brasil. A derrota na final para os Estados Unidos por 1 a 0 foi no detalhe. O Brasil ainda tem muita deficiência na finalização. Mas, finalmente, temos uma goleira de nível internacional. A Lorena é simplesmente fantástica e traz uma segurança muito grande.
Na disputa pela medalha de bronze no vôlei feminino, o Brasil apenas confirmou o seu favoritismo. Seria um pecado muito grande se as meninas brasileiras ficassem de fora do pódio olímpico. Na partida contra a Turquia a vitória poderia ter sido muito mais fácil. O Brasil insistia em cometer erros até infantis, mas no final derrotou as turcas por 3 sets a 1. E o grande nome da nossa seleção está no banco de reservas: o técnico José Roberto Guimarães.
O COB precisa prestar contas
O Brasil se despede de Paris com 20 medalhas. Foram 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes, ficando em 19º lugar. Em 2021, em Tóquio, ficamos em 12⁰ lugar com 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes, com total de 21 medalhas. Ou seja, apesar de um maior aporte financeiro em 2024, houve queda no resultado final.
O país precisa debater seriamente o esporte olímpico e é importante que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) faça uma grande prestação de contas de tudo que foi investido em cada medalha.
O Brasil saiu sem medalhas na Natação, na Vela e com apenas uma medalha no atletismo, o esporte que sozinho distribui 144 medalhas. Que o próximo ciclo olímpico seja melhor planejado e que possa ser feita uma melhor gestão de todos os recursos disponibilizados.