Queimadas no Brasil: STF quer mais bombeiros na Força Nacional e Lula uma nova estatal
setembro 11, 2024Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a convocação imediata de mais bombeiros militares para a Força Nacional. Serão oriundos dos estados que não estão diretamente atingidos pelos incêndios florestais, no prazo de cinco dias corridos. O quantitativo será fixado pelo Ministério da Justiça.
Interferindo diretamente nas ações do Executivo, ele mandou que o Ministério da Justiça, no prazo de 30 dias corridos, encaminhe cronograma de ações que serão implementadas pelo Plano Amas (Plano Amazônia: Segurança e Soberania) com foco no combate ao desmatamento.
Presidente Lula anunciou a criação da estatal Autoridade Climática, autarquia a ser responsável pelo monitoramento e cumprimento de metas ambientais do Governo Federal. Será responsável pelas ações integradas com estados e municípios. O anúncio foi feito em reunião com prefeitos em Manaus (AM).
Nas últimas 24 horas, Brasil registrou 5.132 focos de incêndio, concentrando 75.9% das áreas afetadas pelo fogo em toda a América do Sul, informa o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O aumento no número de focos se deu no bioma Cerrado, que ultrapassou a Amazônia nas frentes de fogo e registrou 2.489 focos esta semana.
Fonte: News Renato Riella