Preconceito se combate com leis mais rígidas, oportunidade e educação

Preconceito se combate com leis mais rígidas, oportunidade e educação

novembro 20, 2024 0 Por editor

Por Luciano Lima

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra. É um dia para fazermos uma grande reflexão sobre o que queremos para o futuro do nosso Brasil. Somos o segundo país do mundo em população negra. Ignorar o racismo é ignorância e intolerância. Infelizmente, o racismo é uma realidade.

No entanto, quero deixar minha opinião sobre as políticas afirmativas. COTA pra tudo, sou CONTRA. COTA subjga. Hoje existe a politicagem das COTAS. Políticos querem ganhar voto e esconder a nossa preguiça e falta de interesse em investir no que realmente interessa: EDUCAÇÃO e mudar a realidade das ESCOLAS PÚBLICAS. Novas propostas de COTA continuam surgindo. Querem COTA para tudo! É surreal! E assim caminha o nosso Brasil que vai encobrindo a nossa principal deficiência: a falta de investimentos reais em EDUCAÇÃO e IGUALDADE DE OPORTUNIDADES.

Nos anos 50, 60 e 70 quem estudava em escola particular era considerado “burro”. Papai pagava para passar. Os mais velhos vão lembrar do que estou falando. O filho do motorista do político ou do empresário estudava com o filho do político ou do empresário em escola pública, que era referência. Por que não é mais?

Temos que sonhar com o dia em que a cor da pele não vai definir se você é capaz ou não. Temos que investir em oportunidades, educação e acabar com o abismo social. EDUCAÇÃO é que vai fazer com que todos sejam iguais, independente da classe social, credo ou cor da pele.

Temos que retransformar e redescobrir a ESCOLA PÚBLICA, que já foi motivo de orgulho em nosso país. É uma escola pública de qualidade que vai diminuir o abismo social e gerar oportunidades.

Enquanto isso não acontecer, a pauta PRECONCEITO RACIAL vai continuar dando audiência para boa parte da mídia hipócrita deste país. Vamos continuar assistindo apresentadores de TV, jornalistas, políticos e artistas que maltratam seus funcionários na vida real, mas na frente da TV fazem discursos emocionados contra o preconceito ou a desigualdade.

Preconceito se combate com educação, oportunidades e leis rígidas para os que insistem em achar que a cor de uma pele é motivo para se impor qualquer tipo se superioridade.

*Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista

Compartilhe nas Redes Sociais: