
PP + União Brasil: a nova força política do Congresso Nacional?
março 19, 2025Por Luciano Lima
A bancada do PP decidiu na noite dessa terça-feira (18) avançar com a federação com o União Brasil para, caso se concretize, formar a maior força política da Câmara com 106 deputados. No Senado, a soma das bancadas dos dois partidos resultaria em 13 senadores.
Para que o “martelo seja batido”, falta agora o União Brasil deliberar internamente se quer seguir o mesmo caminho, o que deve ocorrer ao longo da semana. O Republicanos também estava no grupo, mas desistiu do “casamento” e, segundo burburinhos dos bastidores, está em algum tipo de negociação com o PSDB.
Segundo Nogueira, o presidente do União, Antonio Rueda, ficou de dar uma posição oficial do partido até esta sexta-feira. Fontes revelaram que o Palácio do Planalto enxerga a união PP/União Brasil como uma ameaça.
A ideia dos presidentes é a de dividir os comandos estaduais da federação entre os partidos, seguindo critérios de tamanho de bancada no Congresso e proporcionalidade. Já a presidência da federação será exercida de forma intercalada e não há objeção para que esse esquema se inicie pelo PP, com o comando de Arthur Lira.