
Olhar do Retrovisor: em 2017, Reguffe foi o primeiro senador a declarar que não votaria em Alexandre de Moraes para o STF
abril 9, 2025Por Luciano Lima
Teria sido um prenúncio? Em 2017, exatamente no dia 7 de fevereiro, o então senador pelo Distrito Federal José Antônio Reguffe foi o primeiro a declarar, no plenário da Câmara Alta, que votaria contra a indicação de Alexandre de Moraes para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na época, Reguffe era o autor da PEC 52/2015, que alterava a forma de escolha dos ministros dos tribunais superiores e dos tribunais de contas, que passariam a ser escolhidos por concurso público e os mandatos não seriam mais vitalícios.
No entanto, no dia 22 de fevereiro, o Senado aprovava a indicação de Alexandre de Moraes para o STF, com 55 votos favoráveis e 13 contrários.
*Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista
Sua proposta só passaria se realmente vivêssemos em país democrático e se nossos políticos fossem realmente servidores públicos.
Em meio a essa polarização não há espaço para evolução social e seu retorno ao ambiente político nos trás a certeza de que teremos um servidor público e não um empresário da política.
O Brasil precisa de você!!!!