Cerimônia no Parque da Cidade abre a Semana da Pátria

setembro 1, 2015 0 Por mediai
Diante de 400 estudantes de escolas públicas, Liga da Defesa Nacional e Corpo de Bombeiros Militar do DF repassaram o Fogo Simbólico a todos os estados

Representação do patriotismo brasileiro, o Fogo Simbólico da Pátria foi repassado nesta terça-feira (1º) a todas as unidades da Federação e às regiões do Distrito Federal. Organizada pela Liga da Defesa Nacional — ligada ao Exército e fundada por Olavo Bilac em 1919 — e pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF, a cerimônia ocorreu no estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, e abriu oficialmente as comemorações da Semana da Pátria.
A celebração contou com a presença de cerca de 400 estudantes do Centro de Ensino Fundamental 1, do Cruzeiro; do Centro de Ensino Fundamental 1, da Candangolândia; do Centro de Ensino Fundamental 4, do Guará; e do Centro de Ensino Fundamental 407, de Samambaia.
“Não se trata de um evento exclusivamente militar, mas, sim, de um momento cívico de reafirmação do patriotismo de um povo que luta pelos mesmo ideais”, enfatizou o chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas, representante do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.
O fogo foi aceso hoje de manhã, na pira do Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, e levado ao parque. Durante a cerimônia, bombeiros e atletas brasilienses, representando respectivamente os estados brasileiros e as regiões do DF, foram protagonistas da 78ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Não se trata de uma competição esportiva, mas de uma reprodução na qual os militares e os atletas conduzem a tocha para as unidades da Federação e as administrações locais.
O subtenente João Gonçalves carregou a tocha em nome do Distrito Federal, enquanto o maratonista Flávio Guimarães, de 26 anos, morador do Plano Piloto, abriu a corrida das regiões administrativas.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, e o presidente da Liga da Defesa Nacional, Lincoln Magalhães, também estiveram na solenidade.