Bom dia (sexta)

Bom dia (sexta)

abril 28, 2023 0 Por editor

Republicanos

O Republicanos encerrou sua 16ª Convenção Nacional reconduzindo o deputado federal, Marcos Pereira, ao comando da legenda. O mandato a ser cumprido é de 4 anos. No evento, a ex-ministra e senadora, Damares Alves, foi conduzida ao cargo de Secretária Nacional do Mulheres Republicanas.

Contra a violência

O governador, Ibaneis Rocha, sancionou a lei que cria um protocolo de conduta para estabelecimentos de lazer e entretenimento em relação às mulheres vítimas de violência. O protocolo será chamado ‘Por Todas Elas’ e cria um selo para ser concedido aos estabelecimentos que se enquadrarem. A lei nasceu na CLDF a partir do Projeto 103/2023, do deputado Gabriel Magno (PT). Na prática funciona assim: mulheres que forem ameaçadas ou sofrerem violência em bares, hotéis, pousadas, lojas, restaurantes, eventos culturais e festas precisam ser amparadas imediatamente. A ação passa a ser responsabilidade dos funcionários e do proprietário do estabelecimento onde o fato ocorrer. Para isso, o texto prevê que é preciso investir em capacitação dos trabalhadores que possam ter contato com situações concretas de abuso ou violência. Quem adotar o protocolo, recebe o selo. Agora, falta regulamentar a lei para que o texto ganhe aplicação prática. O prazo para isso é de 90 dias.  

Chip líquido, Terra plana e afins…

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – precisou vir a público para explicar que a segurança e a eficácia da vacina bivalente contra a covid-19 estão comprovadas por metodologia científica. A dose aplicada atualmente e anunciada para todas as pessoas acima de 18 anos foi fabricada sobre as plataformas já validadas das monovalente e que comprovaram a eficácia. Tanto foi, que a partir da vacinação, o número de casos graves diminuiu, o número de mortes despencou e foi possível desativar hospitais inteiros montados às pressas para tratar as multidões de infectados. A nota foi emitida para desmentir publicações sem qualquer embasamento, ancoradas em fragmentos de estudos e que não abrangem o todo da fabricação de vacina. Para quem considerar que estudar por fontes científicas é melhor e mais seguro do que aquela mensagem bacana que a tia enviou no grupo do zap, aqui está o caminho para ir direto à fonte das informações.

Não convenceu

A CPI dos atos antidemocráticos na CLDF ouviu ontem, a Coronel da Polícia Militar, Cíntia Queiroz e o entendimento foi de que ela não convenceu. Falou que não houve falha no planejamento da segurança por parte da secretária de segurança. Segundo ela, os erros teriam ocorrido na aplicação do plano e foram cometidos por “muita gente.” A avaliação de que havia mais a ser dito é do próprio presidente da comissão, deputado Chico Vigilante (PT). Foram aprovadas as convocações do generais Augusto Heleno, Gustavo Henrique Dutra e Gonçalves Dias.

Compartilhe nas Redes Sociais: