Bom dia com as notícias de segunda

Bom dia com as notícias de segunda

maio 22, 2023 0 Por editor

Mulher Mauro Cid

A esposa do ex-ajudante de Bolsonaro, Mauro Cid, prestou depoimento à PF e confirmou que o marido adulterou registros de vacinas. Gabriela Santiago Cid disse que os certificados de vacinação falsificados foram utilizados. Mauro Cid é um dos focos da investigação sobre falsificações de documentos registrados na plataforma do SUS. Ele foi preso pela Polícia Federal. Em depoimento sobre o mesmo inquérito, Bolsonaro disse que não sabe das alterações e que Cid era responsável pelos cartões.

A situação de Collor

O STF já tem maioria para condenar o ex-presidente, Collor (PTB_AL), à prisão. Ele está sendo julgado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com a PGR (Procuradoria-Geral da Repúblia), Collor teria recebido R$ 29 milhões em propina entre 2010 e 2014 para viabilizar um contrato de troca de bandeiras de postos de combustíveis junto à BR Distribuidora. Seis ministros votaram pela condenação e um contra. Há três votos a serem proferidos por Dias Toffoli, Gilmar Mendes e a presidente, Rosa Weber. Caso a sentença seja confirmada, o réu ainda pode recorrer ao mesmo tribunal. A defesa sustenta que não há provas para pedir a condenação.

Caminhando para trás

A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou uma pesquisa preocupante sobre o comportamento dos brasileiros em relação às vacinas. De acordo com 1.000 pediatras ouvidos, pais estão apreensivos com os possíveis efeitos colaterais. A esmagadora maioria dos médicos (81%) disseram que os pais temem aplicar em seus filhos os imunizantes contra a covid-19. A desconfiança sobre as vacinas contra a influenza somam 6,7%.

Para se ter uma ideia, 39% dos pediatras relataram que os pais evitam vacinar os filhos por medo de efeitos colaterais ou por acreditarem em ‘fake news’. Explicando: muitos pais acreditam em efeitos indesejados por causa das notícias falsas distribuídas aos milhões em redes sociais. Há também, aqueles que não acreditam nas mentiras, mas temem efeitos adversos por outras razões.

Toda campanha de vacinação tem como objetivo aumentar a cobertura da população para reduzir a incidência de doenças. O Brasil já teve muito maior sucesso, mas perdeu protagonismo depois de campanhas absurdas. Foi o caso daquelas que diziam que as vacinas continham chips líquidos chineses que poderiam monitorar que aceitasse ser vacinado.

Discurso no G7

A participação do Brasil no encontro do G7 – sete maiores economias – terminou com um discurso pela autodeterminação dos povos e contra as guerras. O argumento não é novo. Pelo contrário, trata-se de uma tradição na diplomacia brasileira desde o tempo do Barão do Rio Branco. A diferença foi a dose mais apimentada de crítica que o presidente Lula aplicou diante de outros chefes de Estado. Atacou a letargia do Conselho de Segurança da ONU e criticou líderes que levam adiante conflitos armados mesmo quando estes são ilegítimos perante às Nações Unidas.

Lula durante discurso no G7, Hiroshima:

“Não são fonte de segurança, mas instrumento de extermínio. Enquanto existirem armas nucleares, sempre haverá a possibilidade de seu uso”

Foto: Paulo Sales / acervo VP

Compartilhe nas Redes Sociais: