
OEA: “aberrante manipulação” nas eleições da Venezuela
julho 31, 2024A Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou que a eleição na Venezuela teve uma “aberrante manipulação”. Segundo a OEA, todo o processo foi comprometido em uma estratégia coordenada para minar a integridade do processo eleitoral.
O órgão regional disse que há fortes e evidentes relatos de ilegalidade nesta e nas eleições venezuelanas anteriores. “As evidências mostram um esforço do regime para ignorar a vontade da maioria expressa nas urnas por milhões de homens e mulheres venezuelanos”, afirma relatório da OEA.
Nesta quarta-feira (31) acontece uma reunião da OEA para tratar das eleições na Venezuela. O órgão disse que sem a apresentação dos documentos públicos para confirmar os resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE), que se mostrou completamente tendenciosa, não será possível reconhecer a vitória do ditador Nicolás Maduro.
A Venezuela enfrenta violentas manifestações desde segunda-feira (29). Milhões de venezuelanos saíram às ruas para protestar contra uma eleição disputada com fortíssimas suspeitas de fraudes. Cerca de 11 pessoas já morreram e dezenas estão feridas.