SETEMBRO AMARELO: QUEM NÃO PRECISA DE AJUDA? SUICÍDIO NÃO TEM CARA.
setembro 10, 2024*Luciano Lima
Não podemos ter vergonha ou receio de reconhecer nossas fragilidades. É preciso buscar ajuda sempre! O Setembro Amarelo é um mês dedicado à luta pela prevenção e combate ao suicídio. E temos que quebrar todos os tabus! O suicídio não tem cara! A comunicação e a informação são armas importante contra o preconceito.
Resolvi ter a coragem de escrever este texto após seguidas notícias de suicídio de amigos, amigos de amigos ou familiares de amigos ou mesmo de pessoas que eu, particularmente, não tinha nenhum contato. Para mim, é impossível ficar indiferente.
Os números de suicídios em Brasília e no Brasil estão altos. É muito triste! Jesus Cristo precisa ser a nossa fonte do bem. Não deixe se abater! Todas as dificuldades e decepções que a vida pode impor não são maiores que o amor de Deus por nós. Se ampare na dádiva sublime da vida.
As dificuldades são inúmeras. É o TER subjugando o SER. Estão querendo destruir a família. Querem nos dividir. Querem nos afastar de Deus. Querem liberar as drogas, que têm forte influência para o acometimento do autoextermínio. Não permita! Não fraqueje!
Outro número assustador é de suicídios de jovens e crianças. FAMÍLIA FORTE, INDIVÍDUOS FORTES. FAMÍLIA FRACA, INDIVÍDUOS FRACOS. A sociedade e a mídia fazem uma pressão imensa. Mais atenção, por favor, com nossas crianças e jovens
É preciso que tenhamos atenção com as pessoas. Não podemos ficar indiferentes e olhando para o próprio umbigo diante da tristeza humana. Não ignore o mais simples pedido de socorro, que muitas vezes não fica explícito. A depressão não é frescura. As dores da vida machucam de verdade.
Vivemos em tempos de muita covardia e desrespeito à vida humana, mas precisamos ser fortes e acreditar em Deus. Você não vai conseguir mudar o outro. Mas a mudança pode começar por você mesmo.
*Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista