“Entendo perfeitamente que vou salvar a vida de outra pessoa doando sangue”

“Entendo perfeitamente que vou salvar a vida de outra pessoa doando sangue”

novembro 25, 2024 0 Por editor

*Luciano Lima

Há mais de duas décadas sou doador voluntário de sangue. Não tenho nenhuma dúvida de que quando saio de casa vou mudar a vida de alguém com a doação do meu valioso sangue.

Nesta segunda-feira, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é uma data para fazermos uma simples reflexão: será que um dia vou precisar de sangue? Será que sou capaz de ter um gesto altruísta e me colocar no lugar no próximo? E pode ter certeza que quando temos empatia, vamos sempre decidir pelo amor e pela solidariedade.

A doação de sangue preenche o meu coração de amor e alegria. Como me sinto realizado quando posso ajudar um banco de sangue ou fazer a doação em um hemocentro. Entendo perfeitamente que vou salvar a vida de outra pessoa. A doação me ensinou a olhar o mundo com muito mais humanidade.

E o processo de doar amor e vida é muito simples. Seu sangue coletado e armazenado em um banco de sangue ou hemocentro é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma), assim pode beneficiar vários pacientes com apenas uma coleta. A sua doação pode salvar até quatro vidas. Que gesto espetacular!

E para que serve o seu sangue? É distribuído aos hospitais para atender os casos de emergência e aos pacientes internados, para uso em transfusões de sangue e cirurgias. Já imaginou que você um dia pode precisar?

No dicionário, o amor recebe o seguinte significado: “Um sentimento que leva a desejar o bem do outro, afeição profunda por alguém ou algo, intensa inclinação de caráter afetivo, simpatia, amizade, zelo e cuidado”. E é tudo que quem precisa da doação de sangue necessita.

Como doar?
Se você mora no Distrito Federal, é só agendar pelo fone 160 Opção 2. O Instagram é @hemocentrobrasilia. Saiba de todas as informações no site www.fhb.df.gov.br

*Luciano Lima é historiador, jornalista, radialista e doador voluntário de sangue

Compartilhe nas Redes Sociais: