Bom dia com as notícias de sexta
maio 26, 2023Collor condenado
O ex-presidente Fernando Collor foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal. Os ministros entenderam que ele é culpado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A pena a ser aplicada será definida na semana que vem. A investigação refere-se ao período entre 2010 e 2014, quando Collor teria viabilizado irregularmente contratos da BR Distribuidora com empresas privadas. O ex-presidente atuou, segundo o STF, para manter ou nomear diretores da BR Distribuidora; em retribuição, teve os contratos facilitados. A defesa diz que não há provas do crime.
Carros menos caros
O governo federal anunciou medidas que podem reduzir os preços dos carros em até 10,96%. A redução é progressiva, parte de 1,5% e vale para carros já produzidos e os que forem fabricados depois da edição da Medida Provisória. Para tentar estimular as vendas e empregos no setor, será reduzida a carga de impostos como IPI, PIS e Cofins. O desconto será maior conforme critérios como preço final de venda, eficiência energética e produção de peças em território nacional. O governo avalia se autoriza ou não a venda de carros diretamente da montadora para o consumidor sem passar pela revenda. A medida pode reduzir ainda mais os custos. A MP deve ser publicada em 15 dias.
Greve dos professores
Os professores do DF decidiram acabar com a greve que já durava 22 dias. Com isso, começa o esforço para reposição das aulas e redefinição do calendário. A negociação foi encerrada com uma série de medidas prometidas pelo GDF, como a incorporação de gratificações em parcelas a serem pagas por etapas a partir de outubro deste ano até 2026. Serão dois acréscimos de 5% por ano incorporados nos salários. O governo assumiu o compromisso de nomear todos os aprovados no último concurso (2022) e realizar um novo processo para o ano que vem. O ponto dos grevistas não será cortado.
Sem greve no Detran
A justiça determinou a suspensão da greve programada pelo Detran. Agentes do departamento haviam aprovado 3 dias de greve (hoje, sábado e domingo). O problema é que o movimento foi marcado para o fim de semana com Festa de Pentecostes em Taguatinga. A aglomeração é enorme e o argumento usado para proibir a greve foi a segurança no trânsito. O sindicato da categoria alega que aguarda há seis meses por uma negociação por melhores condições de trabalho. O Diante da decisão da justiça, o Detran anunciou que terá 170 agentes no policiamento na região de Taguatinga no fim de semana. Já foi divulgado, inclusive o esquema de mudanças nas pistas próximas ao evento religioso.
Filma eu
A Polícia Rodoviária Federal vai começar a usar câmeras gravando as abordagens. Seis mil equipamentos devem ser comprados para que os policiais usem sempre junto ao corpo. O modelo a ser seguido é o implantado pela PM de São Paulo, onde houve queda de homicídios cometidos por policiais durante as abordagens e o custo tem sido avaliado como adequado; R$ 790 por câmera. O teste deve começar até o fim do ano.
Foto: Paulo Sales / acervo VP